segunda-feira, outubro 31, 2005

A mim também ninguém me cala

Interrogam-se muitos leitores do Sizandro sobre o porquê deste blog ter parado de vomitar posts. A explicação é que não se trata de uma paragem, mas sim de uma pausa para reflexão.
Com efeito, há um assunto que nos atormenta e que se prende com o anonimato dos autores deste blog. É uma situação desconfortável para todos, porque falamos de gente honesta e de cara lavada. Por isso, após discussão acalorada, o Sizandro decidiu finalmente acabar com o tabú e revelar a identidade dos seus autores.
Apenas colocamos cinco pequenas condições:
1- Que nos revelem quem foi que ofereceu a sede do PS em Torres Vedras e com que contrapartidas?
2- Que nos enviem as escrituras dos terrenos agrícolas a sul/poente da cidade de Torres Vedras, que mudaram de mãos antes de se saber se seriam incluídos como área urbana no PDM e que, por coincidência, o irão ser.
3- Que nos remetam as contas das campanhas do PS em Torres Vedras, com os respectivos doadores.
4- Que nos mandem a lista das declarações de rendimentos dos autarcas que passaram pela edilidade torriense, bem como dos seus familiares directos.
5- e já agora, a documentação das principais empreitadas directas e por concurso público e respectivas decisões camarárias, incluindo as propostas ganhadoras e as outras.

Ficam de fora os processos de obras particulares, nomeadamente os da empresa para a qual trabalhava o actual presidente da Câmara, que nos despertam enorme curiosidade. Mas já não pedimos tanto.
Tratando-se de documentos e informações públicas, a que qualquer cidadão tem direito, pensamos que será fácil remeterem-nos isso rapidamente para o sizandro@gmail.com, especialmente aqueles leitores que se têm mostrado incomodados com o nosso anonimato. Assim que chegar tudo, nós revelamos a nossa identidade. Fica aqui a promessa solene em nome da transparência. Sim, porque como diz o nosso editorial... a transparência tem sempre dois sentidos...

segunda-feira, outubro 10, 2005

Resultados das Autárquicas em Torres Vedras vistos pelos leitores do Sizandro

Admirados porquê?
Não Ganhou o Isaltino em Oeiras?
O Major em Gondomar?
A Fatinha em Felgueiras?
O povo premeia quem lhe dá festa.

Barco da carreira dos Tolos
“Para descarregar esta cidade
Da multidão dos tolos que a povoa
Com maré, vento em popa e brevidade
Vem este barco ao porto de Lisboa
Leva tolos de toda a qualidade
Mas tem sempre um lugar vago na proa
Quem disser ou fizer alguma asneira
De mês a mês tem barco de carreira”
(de folhetim do século XVIII)

Posted by Anónimo

O desfecho das Autárquicas em Torres Vedras: Olhá fruta da época

Carlos Miguel ganhou com maioria absoluta a Câmara de Torres Vedras. Conquistou ainda 13 das 20 Juntas de Freguesia. Os resultados do STAPE é que mandam.
Para além de manter a votação do PS nas freguesias, ganhou na cidade. Isto significa uma clara deslocação de votos do PSD para o PS nas freguesias da cidade, ou seja, Carlos Miguel conquistou finalmente o bastião da burguesia que se diz culta e esclarecida. Pistachini Calhau, do PSD, foi embora e disse adeus à política e à oposição.
Mais comentários para quê ? Enquanto uns vão curtir um g’anda

Outros já chegaram à conclusão que fazer oposição ao PS foi chão que já deu

Por isso vamos todo continuar alegremente nesta magnifica republica das


domingo, outubro 09, 2005

Autárquias em Torres Vedras (XII): A obra que marca o mandato

Após uma vasta pesquisa conseguimos finalmente encontrar uma obra feita por Carlos Miguel e que podemos considerar como a marca que deixou no seu mandato como presidente socialista.
Trata-se da famosa remodelação do Largo da Havaneza.
Mas afinal que obra é esta? Para quê tantos meses de caos no trânsito e máquinas em manobras naquele largo?
Tudo isso para chegarmos à conclusão que a intervenção constou de dois candeeiros, um quiosque e tinta no chão para estacionamentos.
É aliás uma obra reveladora de como as coisas são feitas na gestão camarária: faz-se um grande alvoroço, mostra-se que se está a fazer uma grande coisa, gasta-se dinheiro e depois... vai-se a ver estão lá uns candeeiros.
Quanto houver um tempinho alguém me pode explicar que porcaria de obra foi aquela?
E faço ideia o que depois foi cobrado em trabalhos a mais.

sábado, outubro 08, 2005

Autárquias em Torres Vedras (XI): A máquina do poder perpétuo

Em relação às teias e esquemas usados pelo PS para manter o poder a todo o custo, um nosso leitor atento afirmou:

Mas o meu amigo esquece-se da poderosa, bem oleada e eficiente máquina de propaganda que o Miguelinho colocou a funcionar desde há um ano e meio? Centenas de milhares de euros do orçamento municipal ao serviço da "sua" campanha! Ou seja o nosso dinheirinho a subsidiar festas, feiras, festinhas, concertos, espectáculos às pázadas, animação na várzea para humanos, cães e grilos .... para além do tradicional alcatrão, rotundas, fontanários, relvados e os ridículos parques de merendas plantados antes das eleições. Não sei contabilizar a dinheirama que foi investida nesta folia ao serviço da gula de um candidato, mas que isso vai pesar no voto ... vai. Temos uma democracia muito influenciável e um eleitorado pouco esclarecido. Numa democracia um pouco mais madura, o Carlinhos não se aguentava mais de um mês a usar estas estratégias de "mandar relva prós olhos". Não passa de um campónio travestido de gente culta- Por isso com armas e exércitos destes é difícil a qualquer oposição aguentar-se? Mas tenhamos espererança ...
Posted by “Uma ave do Sizandro”


E não podemos esquecer aqueles outdors com o título “ + fututo”, pagos com o nosso dinheiro, que têm sido estrategicamente colocados por todo o concelho junto aos sítios onde supostamente irão nascer obras como mercados, escolas etc... são as tais inaugurações de cartaz.
Há também outra estratégia hilariante que é colocar a mesma equipa da Câmara a trabalhar em 5 obras diferentes. Estão uns dias numa, outros dias noutra. Este sistema rotativo permite que nos meses antes das eleições pareça que se está a fazer muita coisa nas terrinhas todas, mas o que resulta daí é apenas o “ruído” de que se está a fazer algo.
Mas o colorário da esperteza saloia é a falsa obra da segunda fase da variante. A 15 dias das eleições colocar umas máquinas e uns contentores na Várzea a fingir que está a ser construída a variante é realmente um golpe de mestre. Gostava de saber se a obra está adjudicada, orçamentada, se há projecto, se o Plano poente existe etc...
Será que ninguém topa? Serão armas demasiadamente desiguais?
Porventura poucos topam e são de facto armas desiguais, mas do outro lado há também uma arma importante, que é poder pôr às claras tudo isto e aproveitar o tanto que pode ser denunciado de 30 anos de gestão de mercearia. É que estar ligado à máquina e ao passado também tem depois o reverso da medalha.
A prova é que o PS viu-se obrigado a justificar-se nos boletins de campanha em relação a três ideias chave que o PSD lançou em cartazes. Olha para eles à rasquinha...
Ainda por cima apelidam as propostas do PSD de irrealistas, no mesmo boletim onde mais à frente prometem pela quarta vez o mercado, a piscina, o matadouro, o Choupal e outros projectos bem “realistas” do PS e sempre uma novidade.

sexta-feira, outubro 07, 2005

Autárquias em Torres Vedras (X): e o prémio do slogan mais foleiro vai para...

“Eu amo Torres Vedras” é sem dúvida a coisa mais foleira que já alguma vez foi dita numa campanha em Torres Vedras. É que nem demagógico consegue ser, de tão ridículo que é.
Será que aquilo saiu-lhe espontâneo, ou precisou de alguns acessores em “brain storm”?
Só se for alguém que lhe deu a dica para apelar ao coração do povo... sim.. só se for pelo coração, porque se apela ao cérebro não tem sorte nenhuma.
Dizem que o homem é inteligente? Inteligente foi o tipo que fez aquelas camisolas e bonés a dizer “I Love NY” ou “I Love L. A. Lakers”, que deve estar rico.
Estou a ver a cena: Carlos Miguel no mercado da Silveira, distribuindo rosas pelas vendedeiras e elas suspirando exclamam: - Este homem é um românico, vou já votar nele. Ou ainda melhor: no café central de Cambelas ele troca olhares com os velhos do dominó e um diz para o outro: -Aquele homem é um amor, que rico bijuzinho... vou já votar naquela carinha laroca. Ahhhhh o amor... como é bonito....
É que ele ama Torres Vedras... não percebem... o homem ama Torres Vedras... mas é só ele... ele e mais ninguém..., os outros são todos uns malandros, que so querem "aquilo"....
Mas por um lado é bom o Carlitos ter tido a necessidade de ser claro quanto às suas intenções, porque se não o dissesse ... quem iria acreditar?

quinta-feira, outubro 06, 2005

Autárquias em Torres Vedras (IX): Será possível que este homem corra com o PS ao fim de 30 anos?

Este homem tem a ambição de conquistar a Câmara de Torres Vedras (um pouco de laranja a mais para o meu gosto, mas é o que há). Apesar de não ser o melhor dos slogans desta campanha, dá a ideia de uma certa dinâmica de vitória. Com efeito, pela primeira vez na história das autárquicas na minha terra, o PSD pode ganhar a autarquia, o que é mesmo que dizer que o PS pode perdê-la. Na última eleição ficou a 71 votos, numa altura em que ninguém acreditava que tal fosse possível. Nem Pistachini Calhau acreditou nisso. Hoje acredita e isso nota-se na campanha. Começou inteligentemente a lançar algumas ideias base e propostas, encostando depois às cordas o PS nas entrevistas e debates, com Carlos Miguel na pura defensiva, passando todo o tempo a justificar-se (muito tem para se justificar, de facto).
Esta previsível vitória de Pistachini tem vários anos de preparação e arrumar de casa. Ele fez 4 coisas essenciais que o PSD nunca conseguiu fazer:
1- Manteve-se na liderança da oposição, apesar das derrotas eleitorais. Coisa que o PSD nunca fez. Aliás antes dele, o PSD não passava de um bando de comadres, sempre zangadas a alternar de poleiro, sem transmitir qualquer credibilidade e confiança às pessoas. Nem os simpatizantes do PSD votavam neles. Recorde-se que o PS ganhava nas autárquicas, mas depois o PSD tinha mais votos nas legislativas.
2- Para além de dar ao PSD um rosto, uma unidade e preserverança, conseguiu manter em torno de si um conjunto de pessoas que também se mantiveram e que deram ao eleitorado razões para confiar que estavam, de facto, empenhados em ganhar a autarquia e renovar a governação. Remeteu para segundo plano a máquina do partido, arrumando a casa.
3- Não aceitou pelouros, passando a responsabilidade para o PS e afastando aqueles crónicos do PSD que pactuavam com a governação a troco de pelouros e sabe-se lá mais o que por lá havia. Acabou com a conivência.
4- Soube fazer uma oposição responsável com a denúncia e a crítica, mas também com o apoio a propostas que considerava importantes. Foi a única força política em Torres Vedras que alguma vez soube fazer oposição.

Agora escusava era de ter borrado a pintura no final com este cartaz horrível, que mais parece a fila do desemprego, ou um bando de assalto ao poder aos gritos de: -Fora daí que agora é a nossa vez.
Espero que, caso ganhe, Pistachini continue a usar a inteligência e as premissas que fizeram dele um potencial ganhador e não vá actuar numa de “jobs”, saciando a fome da clientela laranja, ou sucumbindo aos interesses instalados dentro e fora da autarquia. Mais do que apenas ganhar ao PS, prometeu renovação, competência e novas políticas e nós vamos cá estar para conferir.

quarta-feira, outubro 05, 2005

Autárquicas em Torres Vedras (VIII): As duas faces da moeda socialista

Carlos Miguel (à esquerda na foto) quer ser eleito presidente da autarquia torriense pelo PS. Herdou o poder há dois anos após o conveniente abandono do seu antecessor e prepara-se agora para ir pela primeira vez a votos, embora seja presidente há dois anos.
A grande questão que se põe aos eleitores é a seguinte:
- Será que Carlos Miguel representa uma lufada de ar fresco na gestão autárquica, cortando com um passado obscuro de 30 anos de desastrosa governação e negociatas, onde um Parque Verde demorou 20 anos a ser feito, enquanto todas as obras estruturantes da cidade foram sempre adiadas, onde não houve planeamento, linhas de rumo, políticas, mas apenas vagas ideias e navegação à vista?

Se observarmos o manifesto socialista que circula nas ruas vemos que há uma clara tentativa de apresentar novas caras. Pessoas tidas como descomprometidas e algumas até, com reconhecidos méritos nas áreas profissionais de onde provêm, o que é uma novidade no PS. Embora se observarmos atentamente os cartazes, vemos na fila de trás os “fiscais” do partido atentos e sempre leais. Depois quando viramos o manifesto, aí é que vemos a malta toda em fila indiana na lista para a Assembleia Municipal. Ora bolas... lá se foi o corte com o passado. Ali estão eles todos a sorrir como que a dizer..- Estamos aqui... estamos atentos... o Carlinhos é um de nós e nós estamos sempre a ver tudo...
O Alberto, o José, o Toni, o Paulos, até o Lucas ... a família está reunida à volta da mesa.
Afinal aquela da lufada de ar fresco fica para outra ocasião. Carlos Miguel é hoje, o que sempre foi, um homem do aparelho do partido, um delfim dos graduados, uma pessoa comprometida até ao tutano com todas as políticas do passado.

Já anteriormente muitos torrienses tiveram esperança em Jacinto Leandro, o seu antecessor, que depois a deitou para o lixo na esquina do mandato após uns puxões de orelhas dos chefes. Acabou sem glória por ir fazer a sua vidinha depois do pior resultado do PS de sempre nos 30 anos de suplício em que temos vivido. Com efeito, ainda há muitos negócios imobiliários a fazer em Torres Vedras. O PDM está na forja e há muitos terrenos agrícolas para urbanizar... há muito tijolo para rolar, muitas rotundas e betão e as expectativas de muitos empresários são grandes, quer a Poente, como a Nascente, mas especialmente a Sul.
O PS não pode dar-se ao luxo de deixar tanto trabalho de planeamento em mãos alheias, mas tem que dar um ar arejado na coisa... assim, pela frente apresenta umas carinhas larocas, mas por trás, a segurar as rédeas, estão os mesmos velhinhos de sempre.


Autárquias em Torres Vedras (VII): e o prémio para "Cartaz dos pobrezinhos" vai para...

A CDU de Torres Vedras ganha o prémio “Cartaz dos pobrezinhos”. Convenhamos que o preço da campanha deve estar pela hora da morte. Mas c’o diabo... não há ninguém com dois dedos de bom gosto? Não haverá nenhum camarada “artista” que pudesse dar uma ajuda nos cartazes? O desgraçado do camarada fotógrafo não tinha flash? É que o miserabilismo tem limites.
Os camaradas parece que foram apanhados na mesa do canto de uma tasca e alguém gritou: - Ó pessoal ponham-se aí em pé para a fotografia... e zás.... ficaram para ali todos em posição tipo “Jogo do méco”... com o chefe à frente. Aliás repare-se ... se derrubarmos o primeiro, os outros caem todos. Deve ser por isso que estão todos com cara de gang mal disposto, prontos a dar uma sova ao incauto camarada que não vote.. –Quantos são, quantos são?
Mas a peça de resistência é o enquadramento a meia perna. Quem teria sido o camarada intelectual que nos deu o grato prazer de podermos apreciar as calcinhas justas e os cintinhos a compor o barrigame?
Aqui dou os parabéns ao camarada responsável pela imagem da CDU em Torres Vedras, mas olhe que se esqueceu da meínha branca.

segunda-feira, outubro 03, 2005

Autárquicas e Torres Vedras (VI): É de futebol que o meu povo gosta

No meu concelho:
onde um quarto das crianças não têm pré-escolar;
onde a mais moderna escola de 1º ciclo tem quase 20 anos
onde mais de metade das escolas foram feitas pelo Salazar, estando em condições verdadeiramente terceiro mundistas;
onde as escolas não têm espaços exteriores arranjados ou equipados para os filhos de Torres Vedras correrem e treparem sem levantarem uma nuvem de pó, ou esfolarem os joelhos nos calhaus;
onde as escolas não têm equipamentos nem climatização, sendo frias de Inverno e demasiado quentes de Verão (ao contrário dos gabinetes camarários);
onde os pais continuam a ter que “doar” dinheiro para a escola funcionar e ter material básico, enquanto as Juntas de Freguesia mitigam 150 € por ano por cada sala, apresentando esta verdadeira esmola como um grande acto de gestão;
onde as escolas da cidade estão sobrelotadíssimas, não oferecendo um mínimo de condições para fazer alguma coisa que não seja dar aulas a crianças amontoadas;
Qual foi o investimento de vulto em obras para a juventude neste mandato autárquico do PS?
- Relvados ! Sim relvados sintéticos em seis campos de futebol de associações recreativas do concelho. E está já feita a promessa que o projecto é para continuar.
Não sei o que é pior: se perceber que esta gente tem as prioridades todas trocadas; ou se constatar que a minha autarquia julga que somos todos parvos e por nos dar futebol, vamos a correr votar neles.

domingo, outubro 02, 2005

Autarquias em Torres Vedras (V): Quem vê caras não vê corações

Os cartazes estão espalhados por essas ruas fora. Alheios ao ditado popular que diz: “Quem vê caras não vê corações”, todos os partidos encheram as ruas do meu concelho apenas com caras, caras e mais caras. Os cartazes não têm absolutamente mais nada. Ora eu gostaria de ver umas ideias base, ou mesmo uns projectos... mas não... parece que os partidos da minha terra acham que o povo vota nas pessoas e não nas ideias... a continuarem a fazer de nós parvos desta maneira não irão muito longe. Justiça feita ao PSD que apresentou 4 cartazes com outras tantas ideias chave para o concelho..., mas logo os retirou para nos presentear com dezenas de carantonhas.
Depois admiram-se que ninguém vá em politiquices e que o tal “povo” diga aquelas pérolas de sabedoria: - O que eles querem todos é tacho”, ...ou “São todos iguais, apanham-se lá e depois é o que se vê...”

___________________________________________________________________________

This page is powered by Blogger. Isn't yours?