quarta-feira, outubro 25, 2006

Linha do Oeste a todo o VAPOR

A centenária e histórica Linha do Oeste está moribunda. E parece que a CP descobriu isso agora... muito provavelmente tarde de mais.
Numa altura em que se incentiva o uso do transporte público e sendo conhecida a relação de proximidade que Torres Vedras tem com Lisboa em termos de serviços, comércio e educação, por exemplo, a Linha do Oeste chegou a um estado de indigência , que é considerado pela CP como "deficitário". Tem uma taxa de pouco mais de 25%. Porque será?
Basta tentar andar de comboio que logo se descobre.
Uma simples viagem de Torres a Lisboa demora cerca de 1h30, mais do dobro de automóvel ou expresso. Mas tem ainda de se mudar de comboio em Meleças, pois só há 4 directos em 16, e estes directos entraram só desde Outubro em funcionamento. Ao todo há 16 comboios de ida e 16 de regresso, dos quais apenas 4 de ida e 4 de regresso não param em todas as estações e apeadeiros e são directos. E quando digo TODAS as estações e apeadeiros refiro-me a 24 paragens no percurso.
E isto já é o panorama após as mudanças que a CP fez para melhorar a situação. Portanto imagine-se antes da mudança.
Uma linha que não tinha comboios directos a Lisboa, onde circulavam apenas comboios regionais, que faz 45 km de percurso numa hora e meia e que pára 24 vezes....porque será que se tornou deficitária?
E a criação destes 4 directos (a demorar na mesma 1h30) vão agora captar os clientes que a CP enxotou durante anos? Duvido.
E já agora, se pensar demorar-se em Lisboa, saiba que o último comboio de regresso é às 20h43, se o perder só às 5 da matina do dia seguinte e com 24 paragens. E atenção que aos Domingos não há o das 5 da manhã, só pode regressar às 6h30. Portanto ficar para tarde em Lisboa de comboio só para malucos e ao Sábado para suicidas.

domingo, outubro 15, 2006

Melhor é impossível

Dizia o nosso Primeiro Ministro José Sócrates em relação ao acordo com o IMT: “Queremos estar ao lado dos melhores”.
Mas a questão é: será que os melhores querem estar ao lado dele sem que lhes pague para isso?
Porque em matéria de Educação para além de nos estarmos a afastar a passos largos dos melhores, temos ainda por cima um Ministério da Educação que nem faz a mínima ideia de quem são os melhores...
Se calhar Sócrates deveria estar ao lado dos melhores, mas começar primeiro cá dentro.

sexta-feira, outubro 13, 2006

E dura... dura... dura...

Confrontado com os protestos de professores e funcionários em geral, José Sócrates mantém a velha máxima de que: - “É necessário ter coragem para continuar as medidas que o país necessita”.
Uma frase simples, mas que merece três comentários:
1º- “continuar” Mas vai continuar? É que eu já mal tenho dinheiro para pagar as contas, as prestações e comer... se vai continuar a tirar-me dinheiro... não sei se aguento
2º “coragem”- Coragem para tirar à classe média, cortar no orçamento da saúde na educação e na segurança social? A isso eu chamo outra coisa.
3º “medidas necessárias”. Mas quem é que iluminou este senhor de forma a ser ele apenas a ver quais são realmente as medidas que o país precisa? Ele já parou para pensar se são mesmo estas as melhores medidas? E são mesmo estas as necessárias, ou podem ser outras? Mais um que tem a mania que sabe tudo sozinho.

___________________________________________________________________________

This page is powered by Blogger. Isn't yours?