quinta-feira, outubro 06, 2005

Autárquias em Torres Vedras (IX): Será possível que este homem corra com o PS ao fim de 30 anos?

Este homem tem a ambição de conquistar a Câmara de Torres Vedras (um pouco de laranja a mais para o meu gosto, mas é o que há). Apesar de não ser o melhor dos slogans desta campanha, dá a ideia de uma certa dinâmica de vitória. Com efeito, pela primeira vez na história das autárquicas na minha terra, o PSD pode ganhar a autarquia, o que é mesmo que dizer que o PS pode perdê-la. Na última eleição ficou a 71 votos, numa altura em que ninguém acreditava que tal fosse possível. Nem Pistachini Calhau acreditou nisso. Hoje acredita e isso nota-se na campanha. Começou inteligentemente a lançar algumas ideias base e propostas, encostando depois às cordas o PS nas entrevistas e debates, com Carlos Miguel na pura defensiva, passando todo o tempo a justificar-se (muito tem para se justificar, de facto).
Esta previsível vitória de Pistachini tem vários anos de preparação e arrumar de casa. Ele fez 4 coisas essenciais que o PSD nunca conseguiu fazer:
1- Manteve-se na liderança da oposição, apesar das derrotas eleitorais. Coisa que o PSD nunca fez. Aliás antes dele, o PSD não passava de um bando de comadres, sempre zangadas a alternar de poleiro, sem transmitir qualquer credibilidade e confiança às pessoas. Nem os simpatizantes do PSD votavam neles. Recorde-se que o PS ganhava nas autárquicas, mas depois o PSD tinha mais votos nas legislativas.
2- Para além de dar ao PSD um rosto, uma unidade e preserverança, conseguiu manter em torno de si um conjunto de pessoas que também se mantiveram e que deram ao eleitorado razões para confiar que estavam, de facto, empenhados em ganhar a autarquia e renovar a governação. Remeteu para segundo plano a máquina do partido, arrumando a casa.
3- Não aceitou pelouros, passando a responsabilidade para o PS e afastando aqueles crónicos do PSD que pactuavam com a governação a troco de pelouros e sabe-se lá mais o que por lá havia. Acabou com a conivência.
4- Soube fazer uma oposição responsável com a denúncia e a crítica, mas também com o apoio a propostas que considerava importantes. Foi a única força política em Torres Vedras que alguma vez soube fazer oposição.

Agora escusava era de ter borrado a pintura no final com este cartaz horrível, que mais parece a fila do desemprego, ou um bando de assalto ao poder aos gritos de: -Fora daí que agora é a nossa vez.
Espero que, caso ganhe, Pistachini continue a usar a inteligência e as premissas que fizeram dele um potencial ganhador e não vá actuar numa de “jobs”, saciando a fome da clientela laranja, ou sucumbindo aos interesses instalados dentro e fora da autarquia. Mais do que apenas ganhar ao PS, prometeu renovação, competência e novas políticas e nós vamos cá estar para conferir.

Comments:
ganhe um qualquer menos os que lá estão, mais quatro anos de obras de papel e maquetes não.......
 
Mas o meu amigo esquece-se da poderosa, bem oleada e eficiente máquina de propaganda que o Miguelinho colocou a funcionar desde há um ano e meio? Centenas de milhares de euros do orçamento municipal ao serviço da "sua" campanha! Ou seja o nosso dinheirinho a subsidiar festas, feiras, festinhas, concertos, espectáculos às pázadas, animação na várzea para humanos, cães e grilos .... para além do tradicional alcatrão, rotundas,fontanários, relvados e os rídiculos parques de merendas plantados antes das eleições. Não sei contabilizar a dinheirama que foi investida nesta folia ao serviço da gula de um candidato, mas que isso vai pesar no voto ... vai. Temos uma democracia muito influenciável e um eleitorado pouco esclarecido. Numa democracia um pouco mais madura, o Carlinhos não se aguentava mais de um mês a usar estas estratégias de "mandar relva prós olhos". Não passa de um campónio travestido de gente culta- Por isso com armas e exércitos destes é difícil a qualquer oposição aguentar-se? Mas tenhamos espererança ...


PS - Devia colocar alguns destes posts na página principal, como faz o JPP. E fotos com pequenos textos ... enfim animar a coisa com colaborações seleccionadas e mais dinâmicas. Mas, parabéns pela iniciativa. Já agora, devia fazer chegar o link às diversas candidaturas e candidatos. Penso que deve saber como o fazer de forma discreta e eficaz ... :-)

Assinado
Uma ave do Sizandro (ainda há por aí umas quantas vivas, mesmo entre esta
peçonha toda)

PSS - Para que não haja confusões, sou um apartidário dos sete costados e só quero mudança. Isto já fede ... e nem com o sabonete "I love Torres Vedras" isto sai ...
 
Enviar um comentário



<< Home
___________________________________________________________________________

This page is powered by Blogger. Isn't yours?