segunda-feira, março 27, 2006

Olhó Nuclear Fresquinhoooo

Aí estão eles a vender a energia limpa, barata e que nos vai salvar da ruína. Não podem ver um tecnocrata de gravatinha todo pinoca no Governo e começam logo a pôr as manguinhas de fora. São três os principais argumentos, todos eles muito duvidosos. Mas para mim a questão essencial joga-se naquilo que queremos construir para os nossos netos.

1- A energia nuclear é limpa.
Se não falarmos na radiação baixa que se liberta do funcionamento regular de uma Central, nem de um possível acidente que poderia extinguir a população portuguesa, temos de pensar nos resíduos nucleares. O que resta das Centrais ou vai para fazer armas nucleares ou fica armazenado por milhares de anos, por ser um material altamente resistente e poluente. Chamam a isto limpo?

2- A energia nuclear é mais barata.
Isso será possível apenas pelos custos e funcionamento e o resto quem paga? Custa-me a crer que depois de feitas as contas ao investimento, funcionamento, segurança, posterior desmantelamento, transporte e tratamento de resíduos; seja mais barata que as renováveis.

3- A energia nuclear promove a independência.
Energia é poder. Deixar de estar dependente dos árabes e passar a estar dependente de empresários neo-liberais de fatinho e gravata será uma boa opção? Não me parece que centralizar a energia numa só mão e fazer depender toda a gente de meia dúzia de pessoas e de uma tecnologia que não dominamos, seja factor de independência. Pelo contrário, quanto mais descentralizado for o modelo de produção de energia, mais poder é dado aos cidadãos.

Se é assim tão limpa, tão barata e tão geradora de independência, porque será que os países que optaram pelo Nuclear há anos, são os mesmos que continuam aflitos em termos energéticos?

A produção de energia é mais do que uma opção meramente económica, é também uma opção de ambiente e qualidade de vida nas opções de organização de uma sociedade de acordo com o legado que pretende deixar aos vindouros. É aqui que reside o essencial da questão. Pode ser um negócio apetecível para alguns, mas poderão os restantes dizer o mesmo?

Comments: Enviar um comentário



<< Home
___________________________________________________________________________

This page is powered by Blogger. Isn't yours?