terça-feira, abril 04, 2006

Entrada de leão...

Lá foi o nosso Ministro dos Estrangeiros meter o governo do Canadá na ordem. Partiu firme e decidido, mas quando lá chegou, afinal já era tudo legal, já não havia descriminação, já os imigrantes eram uns grande malandros e com recurso a esquemas para ficar... enfim... rabinho entre as pernas.
Fiquei um pouco confuso sobre esta situação porque, julgava eu, que o Canadá tinha aceite os nossos imigrantes como trabalhadores especializados, criando-lhes expectativas muito legítimas, que deveriam agora ser cobradas. Pois não são pessoas que têm empresas, filhos nascidos lá e a frequentar a escola, com carros, casas compradas, anos e anos de residência ? Isto não é criar expectativas? Isto não é uma legalização mais que tácita? Não havia uma postura flexível do anterior governo? Então e este não assume os compromissos de honra do seu país?
Não foram os portugueses pessoas de boa fé ao declararem a sua situação e entregarem documentação? Não foi o Canadá um país que incentivou a imigração? E não é agora o Canadá que, de manifesta má fé, vem armar em legalista, depois de deixar as pessoas comprar bens e estabelecer-se?
Pior! Aproveitaram a boa fé dos portugueses e foi graças aos documentos que entregam, que agora os caçaram... mas os que se mantêm ilegais... esses não os apanham.
Isto tudo é normal? Aos olhos de Freitas parece que sim.
Ficou ainda por esclarecer porque a embaixada portuguesa despediu pessoal e não tem adidos para acompanhar a legalização desta gente.
Ou seja, tudo espremido, resulta que ficaram abertos canais de comunicação entre os dois governos. Mas parece-me que esses canais serão apenas para nós sabermos as datas de regresso das famílias portuguesas para os recebermos no aeroporto a chorar.

Comments: Enviar um comentário



<< Home
___________________________________________________________________________

This page is powered by Blogger. Isn't yours?