quarta-feira, outubro 25, 2006

Linha do Oeste a todo o VAPOR

A centenária e histórica Linha do Oeste está moribunda. E parece que a CP descobriu isso agora... muito provavelmente tarde de mais.
Numa altura em que se incentiva o uso do transporte público e sendo conhecida a relação de proximidade que Torres Vedras tem com Lisboa em termos de serviços, comércio e educação, por exemplo, a Linha do Oeste chegou a um estado de indigência , que é considerado pela CP como "deficitário". Tem uma taxa de pouco mais de 25%. Porque será?
Basta tentar andar de comboio que logo se descobre.
Uma simples viagem de Torres a Lisboa demora cerca de 1h30, mais do dobro de automóvel ou expresso. Mas tem ainda de se mudar de comboio em Meleças, pois só há 4 directos em 16, e estes directos entraram só desde Outubro em funcionamento. Ao todo há 16 comboios de ida e 16 de regresso, dos quais apenas 4 de ida e 4 de regresso não param em todas as estações e apeadeiros e são directos. E quando digo TODAS as estações e apeadeiros refiro-me a 24 paragens no percurso.
E isto já é o panorama após as mudanças que a CP fez para melhorar a situação. Portanto imagine-se antes da mudança.
Uma linha que não tinha comboios directos a Lisboa, onde circulavam apenas comboios regionais, que faz 45 km de percurso numa hora e meia e que pára 24 vezes....porque será que se tornou deficitária?
E a criação destes 4 directos (a demorar na mesma 1h30) vão agora captar os clientes que a CP enxotou durante anos? Duvido.
E já agora, se pensar demorar-se em Lisboa, saiba que o último comboio de regresso é às 20h43, se o perder só às 5 da matina do dia seguinte e com 24 paragens. E atenção que aos Domingos não há o das 5 da manhã, só pode regressar às 6h30. Portanto ficar para tarde em Lisboa de comboio só para malucos e ao Sábado para suicidas.

Comments:
Sizandro

A linha dos Oeste como ligação previligiada entre Torres e Lisboa não faz sentido, tanto por razões técnicas e geográficas.

Razões técnicas devido aos enormes custos de investimento e de futura rentabilidade.

Pior, só mesmo a questão geográfica. Só seria racional se a linha fosse "encaixar" a Loures e à Estação de Metro de Odivelas. Só assim serviria os torrienses.
 
ora a pensar eu que vinha aqui acrescentar uma opinião, já o meu amigo fjm se antecipou com a mesma opinião. esta linha nunca pode servir para muito ao nível de passageiros.

Mesmo que fosse à velocidade do TGV, a directa de autocarro pela auto-estrada seria sempre uma muito melhor opção para o passageiro.

Investir nela, para efeitos de passageiros, será sempre um desperdicio de dinheiro.

karl marques
 
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