sexta-feira, dezembro 08, 2006

Torres no Gelo

Enquanto continuam congeladas obras estruturais para o desenvolvimento de Torres Vedras, como as escolas da carta educativa, as piscinas municipais, o complexo desportivo, a zona histórica, o Choupal, o Castro do Zambujal, a variante poente... eis que a autarquia continua na senda de dar circo ao povo. Desta vez adquiriu uma pista de gelo. Coisa necessária e importante. Um outro investimento muito prioritário foi o do Pai Natal gigante que, ao que parece, vai para o Guiness. Ou seja, enquanto falta dinheiro nas escolas primárias para o papel higiénico, fotocópias e aquecimento, vai-se entretendo o povo. É mesmo de gelar...

Comments:
O Pai Natal - segundo me contaram - custou apenas a módica quantia de 170 mil euros !!! (isso mesmo, 34 mil contos!)
 
Porra!porra!porra!porra!porra!porra!porra!porra!porra!porra!porra!porra!Porra!porra!porra!porra!porra!porra!porra!porra!porra!porra!porra!porra!Porra!porra!porra!porra!porra!porra!porra!porra!porra!porra!porra!porra!Porra!porra!porra!porra!porra!porra!porra!porra!porra!porra!porra!porra!Porra!porra!porra!porra!porra!porra!porra!Mas que prioridades são estas? Porra!
 
Segundo ouvi, o pressuposto é que a pista se pague a ela própria. Se isso for assim não vejo grande problema. Se for assim, porque nestas histórias geladas ... Agora, confesso, Pai Natal pago pela CMTV para concursos do Guiness é que custa muito a engolir (apesar de muito bem executado) ... Tendo em conta as carências descritas e outras mais, miseráveis e mesquinhas.
Sr. Vereador Luis Carlos, é capaz de nos informar (já agora, para quando um blogue seu ou da oposição, com notícias, fotos, vídeos, propostas, fóruns? Não custa muito e bem divulgado tem grande eficácia. E assim não tínhamos de gramar a nossa informação escrita local caquéctica e comprometida). Quanto é que a Associação dos Comerciantes ACIRO pagou para a Festa? Porque isto foi feito para atrair gente para o comércio tradicional, não foi? Os pedinchas dos comerciantes da praça estão sempre à espera que a CMTV pague a factura toda! Ou isto não passa de mais um dos folclores Torrenses tão ao gosto do provincianismo local? Ou será uma moda regional com origem lá para o lado de Óbidos, que resolveu besuntar o castelinho de chocolate, para ganhar visibilidade nacional! E não é que os média gostam e o povão também. Resta saber que mais valias de substância trazem,mas isso é outra coisa. Talvez Óbidos até se possa dar a esses luxos, tendo em conta o lastro histórico que já dispõem e a notoriedade já consolidada. Agora Torres Vedras quer passar que imagem para fora, para além do Carnaval? O que podemos potenciar, reforçando os valores/património locais e, ao mesmo tempo, criando energias/sinergias de mobilização das pessoas em torno da sua identidade, melhorando a auto-estima e conhecimento da sua realidade?
Não é concerteza com Pais Natais que isso acontece! Elementos ligados à nossa rica história e pré-história local ou às actividades agrícolas seriam decerto muito importantes. Com um bocadinho de imaginação ... E se não tiverem, peçam ajuda que várias cabeças pensam melhor ... Já imaginaram se em vez de um Pai Natal (que funciona sempre, é claro) se pegássemos na história real que nos bateu à porta, com franceses e ingleses em animadas pelejas. Uma reconstituição de uma batalha, de uma tomada de um forte, com malta local a participar e envolvendo as sociedades históricas inglesas e portuguesas? Isto é só uma ideia, porque com o material histórico que temos é possível acrescentar várias outras.
Proponho um concurso de ideias aqui no Sizandro, para esta cidade bater mais uns recordes (assim já aparece mais vezes na TV, né) ... Primeira sugestão: uma macaco gigante, vestido de Pai Natal, que desse grandes gargalhadas de cada vez que se aproximasse um indígena com ideias de se colocar em bicos de pé para chamar a atenção do país.
Apesar do bom serviço do Sizandro, sugiro um convite online a um maior número de personagens pensantes da terrinha, para animar isto e criar um verdadeiro e livre fórum de debate e reflexão ... Não será difícil arranjar os mail´s da intelligentia autóctone, capaz de escrever umas coisas com pés e cabeça, convidando-os a participarem ... Bem é só uma ideia cheia de vontade em criar um verdadeiro debate, nesta cidade e concelho cinzento, medroso e bafiento no que diz respeito a debate democrático.
Nota: se me der a honra de colocar isto no principal corpo do blogue, como faz com outras opiniões, talvez alguém lesse e pudesse participar sentir-se motivado a participar um pouco mais. Isto da Net é uma interessante e poderosa ferramenta para alavancar o debate, envolvendo de forma mais livre e desinibida os cidadãos. Ah! se as oposições se espevitassem um pouco mais ... Peço desculpa, mas hoje estou com vontade de cidadanear um pouco. Não é que os estímulos sejam muitos nesta terrinha, mas às vezes bate um pouco mais forte. Saudações natalícias.
E o Pai Natal Gigante não faz o pino? E depois cai-lhe a carapuça? O que é que ele pensará durante a noite ali sozinho, E mija? O polícia fala com ele e conforta-o? Tem frio? É que às vezes passo por lá e parece-me um pouco deprimido,com um ar abatido. E quando tem comichão no prepúcio, tem lá uma tecla para isso? Vou para a cama angustiado com isto ...
 
Enviar um comentário



<< Home
___________________________________________________________________________

This page is powered by Blogger. Isn't yours?