sábado, dezembro 16, 2006

Um piada chamada PDM de Torres Vedras

Na verdade este resultado é bem esclarecedor quanto às questões de fundo no domínio das opções de ordenamento do território, que tem norteado as sucessivas gestões da Coisa Pública do concelho. A coberto do estatuto/figura de "Zonas Turísticas" estavam preparadas umas dezenas de urbanizações encapotadas, nessas Quintas e Quintarolas do concelho, com a benção de muitos e sequiosos ex-dirigentes e actuais manda-chuvas do Partido Sanguessuga local. Uma verdadeira "rede" (para não lhe chamar outra coisa começada por m ... e acabada em a)de interesses montada em benefício, claro está, do "desenvolvimento local", com umas ajudinhas de alguns técnicos do Município e inúmeras propostas do Tony Lanudo, todos interessados, claro está, em apoiar o nosso "atrofiado" Turismo Regional. Valha-nos, e justiça seja feita, a acção do ex-vereador Pistachini Calhau, que muito habilmente ajudou a desmontar esta e outras "jogadas". É claro que a Comissão de Avaliação Governamental (ou lá como isso se chama ...) também ajudou a chumbar muitos destes disparates, manhas e "chico-espertezas". Parece que ficaram espantados com tanta "gula" e machadadas aos princípios básicos e senso-comum nas questões de ordenamento. Aliás, alguém que me desminta se puder, as versões PDM de Torres Vedras constituem já um study-case no seio desta Comissão e um exemplo ao mais alto nível do que não se deve propor e fazer, sendo apresentado entre "especialistas" como um verdadeiro e genuíno monumento, com distinção nacional, da capacidade de distorcer, ludibriar, inverter e inventar novos processos de ordenar o território, ao serviço do "interesse público". Parece que sempre que se fala no PDM de Torres Vedras, um certo esgar sorridente, com tonalidades amarelo-sarcásticas, se instala entre técnicos dos organismos do Estado. Ou seja, se existe recorde do Guiness que poderíamos bater facilmente (em resposta ao desafio do leitor que escreveu sobre o Pai Natal gigante - olhe lá, ele deve é ter uma fomeca e vontade de se pôr a milhas daqui que fica com aquela cara) seria este: habilidades e técnicas revolucionárias de fazer PDM's. Podíamos até exportar a nosso Know-How neste área de conhecimento. E até temos uma ou duas mãos cheias de especialistas prontinhos a trabalhar ...Espero que este contributo tenha sido útil e motivador para alguma resposta. Bem hajam e levem lá uma sopinha ao Pai Natal da Avenida (metam-no na lista de apoio diário domiciliário da misericórdia local ...)

Assinado: Uma regressada Ave do Sizandro (que não é do PSD ou de qualquer outro partido, mas aprecia e sabe valorizar a acção de verdadeiros patriotas, que colocam o interesse público e a defesa da nossa paisagem - única e preciosa - antes dos interesses privados de construtores, promotores imobiliários, agentes políticos que dão acessoria "gratuita" e vendedores de caras e rabos de bacalhau)

Comments:
Como nos bons regimes totalitários, o PDM já começou a fazer rolar cabeças dentro da Câmara. O arquitecto chefe da divisão de Planeamento - um subservientíssimo servidor dos interesses presidenciais - foi surpreendido quando soube que tinha sido demitido das suas funções ao ver uma redução de vencimento na folha de ordenado. Foi demitido sem que ninguém sequer o avisasse. Os grandes ditadores servem-se sempre dos seus mais próximos para apararem as culpas que eles nunca podem assumir. E assim, para os patos bravos e clientela, o monarca mantém-se incólume.
 
Enviar um comentário



<< Home
___________________________________________________________________________

This page is powered by Blogger. Isn't yours?