terça-feira, janeiro 30, 2007

Deslizanços

Quando vimos o cartaz da autarquia, em vésperas de eleições autárquicas, a anunciar a segunda parte da variante poente a construir num ano por 2. 316.500 euros, logo induzimos que o prazo era muito curto e a verba seria ultrapassada.
Estamos em Fevereiro de 2007 e a obra mantém-se. Esta semana ficámos a saber que a autarquia vai pagar à empresa responsável pela excussão da obra, mais 214 mil euros por trabalhos a mais, inerentes a deslizamentos de terras. Mas esta verba será para pagar a consolidação de taludes de deslizamentos antigos (oito), porque para os deslizamentos actuais terá que ser a Câmara a consolidar senão a obra não acaba nunca.
Eu acho que isto não carece de qualquer comentário, pois já se torna monótona aquela conversa dos dinheiros públicos, do cumprimento de prazos, das empreitadas, etc...
Segundo a imprensa local (Badaladas) parece que a empresa que ganhou o concurso era a que levava mais barato e agora não quer assumir os custos. Diz também que normalmente quando se faz uma obra destas apenas se estuda o traçado e não a área envolvente e os deslizamentos vêem de cima e não foram previstos.
Uma obra com taludes com dezenas de metros de altura a meia encosta não previa deslizamentos de terras? Aquilo não tem rocha é mesmo terra. Então aqueles taludes enormes na zona dos depósitos de água vão ficar assim sem protecção a deslizar? O orçamento vai continuar a deslizar? O prazo vai deslizar até quando? Quantos mais trabalhos a mais vai a autarquia pagar?
E se a vinha vem por aí abaixo, quem paga o deslize? Será que desliza quando forem a passar carros? E a escola S. Gonçalo está segura naquele sítio?
Com o jeito que esta malta tem para planeamento tudo me parece possível e pelo aspecto da coisa não me parece que fique por aqui.

Comments:
Nada que não se resolva com mais uns tostões. Essa de que as empresas quando fazem projectos de vias de comunicação se ficam só a uns passos das bordas da estrada é de bradar aos céus. Mas quem é que esta gente julga que engana?
 
Enviar um comentário



<< Home
___________________________________________________________________________

This page is powered by Blogger. Isn't yours?