domingo, janeiro 07, 2007

Uma fraude chamada Parque Infantil da Várzea


Hoje vamos falar no Parque Infantil da Várzea. Todos sabemos que Torres Vedras não teve estruturas de apoio à infância deste género durante gerações. O conhecido parque infantil do Choupal eram um equipamento degradado e perigoso e muito fora de mão. Eis que a autarquia construiu o novo Parque Infantil da Várzea há dois anos e os saloios torrienses todos contentes aplaudem e comem tudo sem dizer nada. Portanto se mais ninguém diz, tem este saloio de dizer. E o que eu queria dizer é que aquele parque é uma porcaria. Com toda a certeza foi feito por pessoas que não têm filhos e não sabem o que é estar num parque infantil com crianças. Foram pelo design, pelo bonitinho, pelo diferente, para mostrar quão intelectuais e cultos são, mas esqueceram-se que aquilo é um parque para crianças brincarem com os pais.
Vamos lá então ver, meus senhores, para que serve esta porcaria?


Qual é o divertimento? Apanhar sombra? A as divisórias com tabuinhas são tipo corta-vento? Mas afinal qual é a diversão da coisa?

E o que dizer de varas verticais com mais de 3 metros e as chapinhas com as alturas escritas para lá chegar saltando. Mas quem lá chega? Aquilo é para saltar... mas para que idades??? Outro grande divertimento sem dúvida.

E estes bancos inclinados onde não nos podemos sentar? Quanto teriam custado estas espécie de cadeirinhas onde não se pode estar sentado? Servirão para coçar alguma coisa?


Olhem bem para esta suposta parede de escalada. Nem tem espaço para agarrar. As ranhuras são pequeníssimas. Esta é mais outra daquelas fraudes. Para não falar na segurança. Por isso, à semelhança das anteriores não se vê nem uma criança usar isto.

Supostamente este seria para encestar bolas. Meus amigos... já expirementei e só bolas pequenas passam. Uma tabela de basquete custa só 25 euros... e esta porcaria inútil quanto custou?


O "must" do parque é esta trave que balança para equilíbrio, com um painél com uma espécie de espelhos. Deve ser para treinar dança e depois bater com a testa nos espelhos (são de matéria inquebrável.. senão também já era crime). Mas já viram alguém ali a equilibrar-se. Nem sentado dá para estar ali. E a ideia dos espelhos ao alcance da testa do incauto, o que acham?

Montes e montes de equipamentos que ninguém usa... bestial. Em vez destas tretas pós-modernas que só lesam o erário público e não servem as crianças, poderiam ter umas coisas divertidas onde pudessem efetivamente BRINCAR. Baloiços, sobe-e-desce, escorregas maiores, carroceis... aquelas coisas que todas as crianças gostam... e não me venham com a segurança, pois deve haver equipamentos seguros e divertidos não? Ou agora lá porque são seguros têm que ser uns monos inúteis? É que tirando estas coisas sem nexo, pouco mais resta no Parque Infantil. E não me venham com a desculpa da segurança. Coisas seguras? Então uma barra com mais de três metros para trepar é segura? Uma trave de equilíbrio que balança junto a um painél é segura? Uma parede de escalada sem apoios seguros? Um rapel é seguro??? UAUUUUU nem quero ver o estado da criancinha que cair do rapel. Ainda bem que está sempre partido... é só mais um traste sempre inutilizado conforme atesta a foto.

Convenhamos que metade daquele parque precisa de ser reestruturado. Podiam até consultar pessoas que percebam do assunto, ou simplesmente competentes, bastava só saber ouvir os utilizadores.
E já agora ponham lá uns bancos de madeira para os adultos estarem a vigiar as crianças sentados. Nem uma porcaria de bancos lá tem. Se trabalhassem a semana toda não vinham com essas ideias dos adultos de pé de um lado para outro em dia de descanso. Dirão que aquele grande banco de pedra é um assento. Assento??? É muito design e tal, mas experimentem estar lá sentados 10 minutos e vejam o estado gelado em que fica o vosso rabo. Nunca pensaram porque nunca lá está ninguem sentado? O que eu lhes fazia como castigo por andarem a gastar desta forma o meu dinheiro, era obrigá-los a estar lá sentados meia hora. Olha... filhos é que nunca mais tinham...


Comments:
Um forte aplauso pelo levantamento efectuado ao parque infantil Sizandro. É realmente necessária uma reestruturação deste parque. é bonito mas nao serve para muito. Trouxe-me à memória outros exemplos de locais na cidade remodelados para "inglês ver" mas pouco pensados para "torriense usufruir": O Largo de Santo António e Praça da República (Largo Havaneza-Império). Quem aí se senta, também corre o risco de nunca mais ter filhos :)
 
Será que as crianças, com o seu poder imaginário, não poderão ver grande utilidade e devertimento nos equipamentos infantis?
Talvez sim. Não menosprezemos as capacidades intelectuais das crianças.
 
Quem apelidou esta coisa de "mega parque infantil", na altura da inauguração, ou nunca foi criança, ou nunca foi a verdadeiros parques infantis, obviamente fora de Torres Vedras, mas tão próximos como Caldas da Rainha, Mafra, ou mesmo o Parque de Monsanto (o que será o parque do Alto da Serafina, se este já é mega? Será Super-Jumbo-Hiper-Mega-Grande?).

Ora, até o Sobral de Monte Agraço teve um parque infantil digno de figurar na televisão, vinte anos antes de fazerem esta "instalação"!
 
Não te metas a pau, não! Olha que "quem se mete com o PS, leva!" já dizia o Coelhone
 
Enviar um comentário



<< Home
___________________________________________________________________________

This page is powered by Blogger. Isn't yours?